PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Educação Para o Trânsito Teve Anjos na Avenida Brasil






Ilha Solteira - SP
AÇÃO NA AVENIDA - Esta foi a primeira de nove ações educativas que serão desenvolvidas
A Educação para o Trânsito que vem sendo desenvolvida pelo Departamento Municipal de Segurança da Estância Turística de Ilha Solteira, usou mais uma vez de muita criatividade para provocar a conscientização das pessoas sobre o respeito às leis de trânsito. No último fim de semana, quem trafegou pela avenida Brasil, foi surpreendido com anjos passeando pela calçada e ajudando as pessoas a cruzarem a rua, usando corretamente as lombofaixas. É a primeira de 9 ações educativas que vão ser desenvolvidas durante dois meses. No período noturno, o Departamento realiza a Operação Radar.
A Avenida Brasil nunca teve radar de verdade, mas um modelo aparente com um agente de trânsito escondido, simula um radar disparando fleche fotográfico e alertando os motoristas de que a velocidade de 40 Km por hora em toda avenida e nas alamedas de Ilha Solteira, deve ser respeitada.


A chefe do setor de Trânsito Juliana Lacerda, disse que o objetivo está sendo atingido, pois os motoristas, pedestres e ciclistas perceberam que cada um tem sua responsabilidade para que o trânsito flua em paz, sem colisões nem vítimas.
Nas escolas, a chefe do Trânsito programou palestras bem motivadas, com a instalação de cenário para que todos compreendam bem o funcionamento da faixa de pedestres e que em Ilha Solteira é faixa também para compartilhamento com quem está de bicicleta. E o detalhe é que os ciclistas precisam atravessar pela lombofaixa empurrando o seu veículo. Pedalando é proibido.
Também estão espalhadas pela cidade, faixas com mensagens apelando para se respeitar o cumprimento de algumas normais legais, como o uso de capacete e cinto de segurança. As frases também informam o valor das multas, em caso de flagrante delito registrado pela autoridade fiscalizadora, que em Ilha Solteira é também a Guarda Municipal.
As iniciativas do setor de Trânsito foram divulgadas também pelo face book do Ministério das Cidades, destacando exatamente a criatividade e a iniciativa arrojada do Departamento Municipal de Segurança de Ilha Solteira. O prefeito Edson Gomes cumprimentou servidores e voluntários que estão atuando pelas manhãs no Projeto Anjos da Rua e à noite na Operação Radar.
Fonte: Antônio José do Carmo, Visão - Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Ilha Solteira


VEJA SEQUÊNCIA COMPLETA DE TODAS AS ETAPAS DA CAMPANHA 


A cada ano a frota de veículos aumenta absurdamente no mundo todo. Milhares de pessoas passam por preparação para conduzir veículos. O comportamento social perante a direção é alvo de estudos pelas autoridades de trânsito a fim de reduzir impactos e vítimas desse terrível mal que são os acidentes de trânsito que geram prejuízos exorbitantes ao planeta. Enquanto isso a luta pelos espaços urbanos corre em alta velocidade e lado a lado, porém em marcha lenta, as ações de políticas públicas realizadas e efetivadas pelo poder público.   
A sinalização, a conservação das vias, a fiscalização e a educação devem acontecer de forma constante mostrando aos usuários das vias a importância do respeito às leis e ao outro independente de como faz seus deslocamentos
A Lei 9.503/97, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, no seu Artigo 1º, §2º diz que: “O trânsito em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades competentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito de suas respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”.
O Artigo 24 do mesmo Código dá competência aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos municípios e no inciso XV diz que devem “promover e participar de projetos e programas de Educação e segurança de Trânsito, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN”.
Já o Artigo 74, trata da Educação para o Trânsito e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional; considerando ainda o § 1º que diz: “é obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional”; § 2º: ‘os órgãos ou entidades executivos de trânsito deverão promover dentro de sua estrutura organizacional ou através de convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN.
Os temas e cronogramas relativos às campanhas, que trata o artigo 75, nos parágrafos 1º e 2º, incluindo o caráter permanente e gratuito, atendendo a freqüência recomendada pelos órgãos componentes do Sistema Nacional, sobre a publicidade em serviços de rádio e difusão sonora de sons e imagens explorados pelo poder Público devem ser seguidos.
O artigo 76 e seu parágrafo único e incisos, considera que as ações de Educação para o Trânsito no Sistema de Ensino devem ser feitas por meio de planejamento entre as Instituições de Ensino e os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, também apoiadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito aos temas transversais.
Devemos, portanto, desenvolver o assunto Trânsito, interdisciplinariamente, acompanhando os Parâmetros Curriculares Nacionais, nos temas transversais: ética, cidadania, meio ambiente e trânsito propriamente dito, levando os alunos à reflexão e conscientização.
A introdução da Educação para o Trânsito nas escolas é de extrema importância para que nossos educandos vivenciem as dificuldades das ruas e assim, busquem soluções para os problemas.
Em maio de 2011, foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas a “Década de ação pela segurança no trânsito – 2011-2020”, que tem por princípios básicos a redução de 50% dos acidentes de trânsito, além da redução de mortos e feridos e da severidade dos acidentes.
Cada país tomará medidas necessárias para alcançar os objetivos da década. O Brasil, por meio do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito elencou as diretrizes e entre as principais estão a participação efetiva das três esferas de governo: federal, estadual e municipal.
Para o cumprimento das metas estão a redução da velocidade, a padronização e o aumento da fiscalização, investimentos na educação para o trânsito, cumprimento da PNT – Política Nacional de Trânsito, além de investimentos na infra estrutura e da capacitação dos profissionais da área de trânsito.
Na Estância Turística de Ilha Solteira, de 2002/2011 tivemos o número de 600 feridos e mais de 30 mortos em acidentes de trânsito. Uma década triste com centenas de vidas ceifadas.
Com as obras de revitalização da Avenida Brasil iniciadas em 2011, propõe-se de conforto aos ciclistas, pois a construção da ciclovia no canteiro central possibilitará outro olhar para a Avenida Brasil, incentivando o ciclista a cumprir as regras de trânsito e ainda compartilhando os espaços com o pedestre nas travessias elevadas.
Em abril de 2012 o DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito dará início a campanha “Trânsito é vida: compartilhe essa ideia”, que será direcionada a todos os modos de transporte e também pedestres.
A campanha consistirá das seguintes etapas:
1-              “A faixa ensina”: instalação de faixas educativas perpendicularmente ao fluxo da avenida, com as principais infrações, seus artigos, medidas administrativas, e valores de multas, para alertar os condutores sobre as mesmas;
2-              “Anjos na rua”: com a utilização de recursos teatrais, voluntários vestidos de anjos incentivarão os pedestres a sinalizarem com a mão a intenção de travessia nas lombofaixas e os agentes de trânsito orientarão e fiscalizarão o cumprimento por parte dos condutores;
3-              “Operação radar”: com a utilização de recursos teatrais, uma pessoa vestida de radar, fotografará os veículos na Avenida Brasil e faixas indicarão a velocidade máxima permitida (40 km/h), com a finalidade de chamar atenção dos condutores para que reduzam a velocidade, os agentes de trânsito darão apoio durante a realização das esquetes;
4-              “Professor”: Capacitação dos professores da rede municipal (infantil e fundamental): divulgação do projeto educativo e ainda informações sobre o uso da ciclovia, travessias elevadas e novas sinalizações;
5-              “Pedalar”: direcionada aos ciclistas, visa orientar os ciclistas sobre o uso correto da ciclovia, travessias elevadas, regras de trânsito e sinalizações;
6-              “Alunos na rua”: nessa etapa serão realizadas palestras nas escolas incentivando a travessia segura e o uso correto da ciclovia;
7-              Sinalização escolar: melhoria nas condições do entorno escolar (vagas de estacionamento, rampas, bicicletários), sinalização internas nas escolas municipais (PARE, setas de sentido, divisória de sentido, etc.) incentivando os educandos a obediência das regras de trânsito desde os espaços internos para que o comportamento seguro se repita nos espaços externo às escolas;
8-              “Rodas da vida”: palestras com motociclistas e motoristas incentivando o cumprimento ao Código de Trânsito visando a mudança no comportamento e o respeito aos outros modos de transporte e pedestres;
9-              Fiscalização: o aumento da fiscalização terá papel importante no sucesso da campanha, pois por meio dela e das estatísticas de acidentes teremos o termômetro do alcance de todo trabalho realizado, fazendo do trânsito de Ilha Solteira possa ser considerado um dos mais seguros do país.

Fonte: Departamento Municipal de Segurança e Trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário