PATRULHEIRO PROTETOR E AMIGO

quinta-feira, 3 de março de 2011

Guarda Municipal volta a atuar pelas ruas da cidade

Guarda na rua - População está sendo conscientizada sobre o trânsito das bicicletas
A Guarda Municipal reiniciou neste mês um trabalho de rondas a pé pelas principais ruas de Ilha Solteira. Juntamente com esta ação, os GM's estão tentando conscientizar os ciclistas sobre trânsito seguro. Um panfleto com orientações básicas está sendo distribuído durante as rondas. O diretor municipal de Segurança e Trânsito, Gilmar Batista Soares, comentou a iniciativa.
Soares revelou que a volta da Guarda Municipal já estava prevista no plano de trabalho para 2011, elaborado em agosto de 2010. Para iniciar este trabalho, a GM ofereceu capacitação para a formação de agentes no trânsito. “O objetivo é que a Guarda Municipal volte a fazer autuação de trânsito e iniciamos pelos ciclistas porque é o que mais aflige a população”, explicou Gilmar.
Outra preocupação do diretor é em relação à construção da ciclovia. “Temos que dar um norte para o trânsito”. Além da panfletagem na rua, a GM também fará um trabalho de conscientização nas escolas. “Será um trabalho educativo e preventivo”, afirmou. Serão três meses de orientações sobre trânsito seguro aos ciclistas e em seguida retornam as penalidades, como a apreensão da bicicleta.
“Nada impede que façamos isso antes desses três meses. Mas está programado para retornar essa punição, com recolhimento da bicicleta e multa de 10% da UFM [Unidade Fiscal do Município]”, explicou Gilmar. Com base na declaração do diretor, a multa para os ciclistas que desrespeitarem o trânsito será de R$ 8,44, pois a UFM para 2011 está em R$ 84,47.
Gilmar disse ainda que o próximo passo será a orientação dos motociclistas. O diretor explicou que enquanto as equipes fazem as rondas a pé, os GM's em viaturas e motos oferecem o suporte necessário em caso de qualquer ocorrência. Ele disse também que as viaturas terão paradas programadas em algumas bases fixas, como o Parque Ley Leite Bueno, Terminal Rodoviário Municipal, entre outros.
O diretor disse que o trabalho foi iniciado com equipes pequenas. “São duas equipes circulando a pé pela cidade e em determinados dias vamos juntar as duas e fazer uma blitz orientativa”, revelou Gilmar, que conta com 10 guardas municipais ao longo da Avenida Brasil, a principal via pública do município.
“Não vai ter efeito rápido, mas vai ser constante”, finalizou Gilmar Batista Soares, diretor municipal de Segurança e Trânsito.
Fique Sabendo
Orientação, por meio de folheto, já começou.
O panfleto que está sendo distribuído pela Guarda Municipal em vários pontos da cidade orienta os ciclistas a não circularem nas calçadas, contramão ou em fila dupla; estacionar a bicicleta no bicicletário e usar cadeado; proteger-se utilizando refletivos na bicicleta; e que lugar de bebês é na cadeirinha e de crianças maiores na garupa, com cuidados especiais com os raios da bicicleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário